"The Bear", série lançada em janeiro de 2022 e atualmente disponível no streaming Star+, chama atenção ao colecionar prêmios como Globo de Ouro e Emmy de melhor série, melhor ator em série e melhor atriz coadjuvante nos anos de 2023 e 2024. A trama se passa em um restaurante chamado The Beef. Carmy, protagonista e chef renomado de cozinha francesa, herda o restaurante de seu irmão após o suicídio deste.
O lugar enfrenta problemas de toda natureza: falta de dinheiro, falta de luz, dificuldades de gestão e, ironicamente, carência de mantimentos para o preparo dos pratos. A confusão não se restringe aos limites físicos do estabelecimento. Em meio à ansiedade do desastre iminente, o enfoque se dá nas frustrações pessoais de cada funcionário do The Beef.
Os personagens trazem a atenção para alguns temas característicos da vida moderna, como a ansiedade e a dissociação da realidade, aqui traduzida pelo termo workaholic: um padrão de comportamento obsessivo em relação ao trabalho. Como uma espécie de alegoria, o protagonista busca trazer ordem ao The Beef enquanto lida com seus vícios e o luto. Cada um à sua forma – Richie, Tina, Marcus e Sydney – encontra um equilíbrio entre suas frustrações e suas esperanças para que o restaurante funcione.
Quando o assunto é entretenimento, sejam séries, jogos, redes sociais, músicas ou qualquer outra mídia, elas disputam um espaço diminuto e concorrido na vida moderna. "The Bear" é uma das escolhas que nos fazem querer que nossos amigos assistam, para que possamos conversar sobre. Os temas trazidos e a rotina caótica nos trazem aflição, mas sua similitude com nossas vidas modernas nos prende à espera do seu desenrolar. Não à toa, a série conquista a crítica e os espectadores a cada temporada.
Rafael Schroeder
Comments