top of page

O Direito e o Cinema

  • Foto do escritor: Convidados
    Convidados
  • 25 de abr. de 2025
  • 2 min de leitura

Atualizado: 5 de jan.



No dia 24/4, tive o prazer de participar do Clube do Livro organizado pela Farracha de Castro Advogados. O livro escolhido foi Advocacia Criminal no Cinema. Um dos organizadores é o Dr. Guilherme Brenner Lucchesi, que, além de advogado criminal, publica vídeos no Instagram todas as sextas-feiras indicando filmes e séries.

No bate-papo, ele contou que tudo começou durante a pandemia. Acredito que muitos de nós tivemos que nos reinventar, descobrir novos hobbies e gostos — era quase uma forma de não enlouquecer diante de tantas notícias desanimadoras. Naquela época, Guilherme estava prestes a iniciar sua carreira como professor universitário, mas a pandemia interrompeu seus planos. Então, ele começou a postar vídeos sobre direito em seu Instagram. Um dia, fez uma enquete nos stories perguntando se as pessoas gostariam que ele comentasse sobre filmes. Para sua surpresa, muitas responderam que sim — e assim se iniciou sua jornada de indicar um filme todas as sextas-feiras.


Após contar como tudo começou, no Clube do Livro, ele fez uma breve apresentação da obra. Guilherme é um dos organizadores e também autor de um dos artigos, que aborda o filme Relatos Selvagens, uma produção argentina com seis histórias de tirar o fôlego. Os demais textos foram escritos por advogados de diferentes regiões do Brasil, o que trouxe diversidade e evitou impressões regionais limitadas. O mais interessante foi a escolha dos filmes abordados — alguns bastante conhecidos pelo público, outros nem tanto —, e essa mistura trouxe inovação para os textos.


Além de compartilhar todo o processo (sem spoilers!), Guilherme respondeu a perguntas sobre como lida com sua profissão, as frustrações e alegrias que sua trajetória lhe proporcionou e também sobre seu "herói advogado" dentro do cinema. O bate-papo fluiu de forma leve e envolvente. Todos se sentiram contemplados e animados com a paixão do Guilherme pelo direito e pelo cinema, o que certamente instigou a leitura do livro e a vontade de assistir aos filmes comentados.


A obra é composta por diversos autores e traz análises sobre os filmes, detalhando como os casos foram resolvidos, quais leis foram aplicadas e até comparações com o ordenamento jurídico brasileiro. A maior parte das narrativas se passa nos Estados Unidos, onde cada estado possui suas próprias leis. Também foram feitas reflexões sobre como esses casos seriam tratados no Brasil. Cada análise nos deixa mais curiosos, pois revela aspectos que muitas vezes passam despercebidos aos olhos de quem assiste apenas por entretenimento.

Fica, então, o agradecimento pela partilha. Esperamos que, nas próximas publicações, o Clube do Livro seja novamente contemplado com a presença do Dr. Guilherme.


Artigo por: Michelle Lourenceto

Arte por: Habner Matheus

 
 
 

Comentários


  • Pinterest
  • Youtube
  • Facebook
  • Instagram
bottom of page