Succession é uma série de comédia dramática original da HBO Max. Conta-nos sobre o processo de sucessão familiar de um grande conglomerado de mídia. A narrativa se passa em Nova York, como também em cenários maravilhosos e bucólicos da Europa.
Consta que a série foi inspirada na família Murdoch, chefiada por Rupert Murdoch, acionista majoritário da News Corp., um dos maiores grupos de mídia do mundo.
Em síntese, acompanhamos a trajetória de Logan Roy (Brian Cox), titular de um império midiático que já se encontra em idade avançada, e a disputa de seus quatro estabanados descendentes pelo controle de suas empresas. Até aqui nada de pioneiro. A questão que se coloca é o motivo de Succession despertar tantos telespectadores, elogios e prêmios, a exemplo de sucessivos prêmios Globo de Ouro e Emmys.
Por óbvio, o desempenho do ator Brian Cox é um dos motivos. Em reuniões ou conversas, quando faz “ahamm”, o desfecho dessas, por si só, já autoriza assistir a série. Contudo, outro motivo para seu sucesso é que a série, por intermédio de sátiras, demonstra a vaidade, deslealdade e inveja no seio de um ambiente familiar poderoso. Mas não é só isso, revela também a necessidade de se profissionalizar em um mundo competitivo, sob pena de sucumbir. Apresenta ainda outros ensinamentos. Porém, deixo para o leitor descobri-los. Bom proveito.
Carlos Alberto Farracha de Castro
Curitiba, Parque Barigui, 22 de maio de 2023
Comments