O que cabe dentro de um saquinho? Viagens? Sonhos? Amor? E se eu te contar que, além disso tudo, podemos guardar histórias? Foi assim que a Philia nasceu. Gerada por tudo aquilo que nos traz a sensação de que a vida é única e de que tudo o que temos nela deve ser guardado com o seu devido respeito e cuidado. Quando convidamos a Guta e a Silvia para falar sobre esse projeto, nunca imaginamos o quanto de doação e de recordações estão contidos dentro dele.
Idealizar um negócio é antes de tudo criar um elo com aquilo que muitas vezes nos remete, de forma afetiva, à lembranças da infância e, principalmente, às nossas afinidades e talentos. Quando vocês pensam em Philia como uma empresa o que vem à mente? Quais são as lembranças, sensações ou sentimentos que as motivaram a ir rumo a esse segmento?
A Philia é uma empresa de presentes personalizados. Por isso, a paixão por monograma, imediatamente, vem à mente quando pensamos em nossa marca. Ela nos remete à uma lembrança de infância, de nós duas, Guta e Silvia, vendo com atenção nossas mães arrumarem mesas para almoços especiais. Vem à tona a lembrança de nossas casas, espaços onde nos fortalecemos, onde escutamos e fomos ouvidas. O monograma esteve sempre presente, e hoje, remete-nos ao pertencer.
Criar uma marca, uma empresa, é quase como gerar um filho, já que você alimenta sonhos, faz planos a longo prazo e almeja um futuro de prosperidade e de realização. Como foi esse processo de criação da Philia?
A Philia, antes Guta Personalizados, nasceu há 15 anos, quando a Guta começou a presentear pessoas queridas com os saquinhos organizadores para viagem. A partir de um modelo, criou sua própria versão. O que inicialmente eram presentes especiais e informais, tornaram-se pedidos de compras. E assim seguiu, até que, no início deste ano, a Silvia passou a se envolver. Juntas, unimos forças e planejamos uma maior visibilidade para a Philia. O nome novo surgiu através de uma pesquisa, na qual buscamos uma palavra que pudesse traduzir o que os presentes simbolizam para nós. Philia caiu como uma luva, pois é um tipo de amor grego que representa afeto e amizade. A melhor parte é que se pronuncia como "filha". Presentear, para nós, remete ao carinho, em especial, àquele que existe entre nós, mãe e Philia.
Como é feita a seleção do material para a criação dos produtos? Há algum tipo de padrão que vocês seguem? Há a intenção de criar estampas personalizadas para as novas criações?
Fazer a curadoria e garimpar tecidos é uma das partes que mais gostamos dentro do processo que envolve nossa criação. Tendemos a escolher estampas florais, xadrez e algumas lisas. Temos dois critérios para selecioná-los: 1° a composição, que deve ser feita com 100% de algodão e 2° a estampa, que deve nos deixar boquiaberta. Nossa intenção é, em um futuro breve, criar padronagens próprias para os nossos produtos.
Como é a relação de vocês no dia a dia? Como é aliar essa relação de negócios, que muitas vezes é estressante e conflituosa, e, ao mesmo tempo, manter o elo de mãe e filha?
Para nós essa é a parte boa. Temos espaço, intimidade, e, como toda união (saudável), conseguimos somar forças. Nossas tarefas são divididas de acordo com o que cada uma sabe fazer de melhor, então o "match" foi certeiro. Nós duas inventamos moda, esse é o elo que nos une. Estamos sempre envolvidas na criação e pensando em novos produtos. Escolhemos as estampas juntas, trazendo sempre um olhar moderno e outro clássico para nossas seleções. A Guta é responsável pela parte operacional do nosso negócio e a Silvia pelas criações das nossas mídias sociais.
O que é a Philia para vocês?
É um vínculo, onde os presentes fazem laço e nós também.
Daniela Amaral
Revisão textual: Jhenyffer Nareski Correia - @j.nareski
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