Prefácio de René Ariel Dotti - Autor(es): Pablo Antonio Lago e Vanessa Abu-Jamra Farracha de Castro
COLEÇÃO GRANDES JULGAMENTOS DA HISTÓRIA
As Dimensões Conceituais da Justiça
Este livro, parte integrante da coleção “Grandes Julgamentos da História”, convida o leitor à reflexão sobre a intrigante vida e julgamento de Oscar Wilde, um dos maiores e mais influentes escritores de língua inglesa.
Partindo de extensa e refinada pesquisa bibliográfica, os autores analisam fatos que marcaram a originalidade de Wilde, considerado uma figura particularmente excêntrica para a Inglaterra vitoriana. Na sequência, relacionam o motivo central de sua condenação (i.e., sua homossexualidade) com um dos tópicos mais importantes da filosofia jurídica e política: a relação entre o Estado e a moralidade sexual.
Afinal, existiriam (e em caso positivo, quais seriam) limites na intromissão estatal em questões envolvendo liberdades individuais? Para responder a esta questão, os autores partem do estudo de importantes teóricos que se debruçaram sobre o tema, como Patrick Devlin, Herbert Hart, John Finnis e Ronald Dworkin, concluindo que legislações que venham a limitar a expressão da sexualidade devem ser vistas com cautela, sob pena de afrontar direitos individuais centrais de uma sociedade democrática, a exemplo do que aconteceu com o julgamento de Oscar Wilde.
Kommentare