Nos idos de 1993, os compositores Dado Villa-Lobos, Marcelo Augusto Bonfá, Renato Russo, escreveram a letra da música “Perfeição”, acreditaram falar do atual cenário do país. Era uma época em que a tecnologia, as ditas fake news e o haters ainda não dominavam o palco das discórdias e intrigas do estado, a política ainda era feita no boca a boca. Não se podia “cancelar” ninguém, pois o povo tinha a memória curta e, independente, do que fosse feito, dito ou falado, logo tudo seria esquecido.
Os nobres poetas da canção não tinham noção de que o país de que eles tanto amavam, 28 anos depois, encontrar-se-ia diante das mesmas questões e submerso no mesmo caos.
A letra da música fala de violência, educação precária, fome, queimadas e a ganância humana. Estatisticamente, muita coisa mudou. Mas números não traduzem a verdade e o real desespero do povo que continua sendo manipulado pelos mesmos políticos de tantos anos atrás. Muitos não estão mais presentes, porém deixaram sua prole responsável por cultivar a sua maldade e, com isso, seguir com o seu domínio de loucura e de poder.
Ainda comemoramos a cada fevereiro e feriado, alimentamos a nossa desunião, mantemos os nossos preconceitos, enfrentamos epidemias, celebramos o nosso governo e o nosso Estado, que não é nação, e festejamos a nossa vergonha nacional.
Em todos esses anos, lutamos, cansamos, guerreamos de novo, desistimos e com certeza daqui algum tempo vamos nos levantar e entrar em combate novamente.
Afinal, está chegando a primavera, o nosso futuro recomeça e que venha, pois que seja perfeição.
Revisão textual: Jhenyffer Nareski Correia - @j.nareski
留言