top of page

Malfada vai Ganhar Série Animada na Netflix

Recentemente a Netflix anunciou a chegada de uma nova série, baseada nos quadrinhos do argentino Quino (1932 – 2020), Mafalda, nascida em 1963, e conhecida por suas críticas afiadas sobre política e sociedade, embora só tenha sido publicada por 9 anos, foi traduzida em 30 idiomas e como diz seu Criador “Sou como um carpinteiro que fabrica um móvel e Mafalda é um móvel que fez sucesso.

A série contara com a produção de Juan José Campanella, vencedor do Oscar de melhor filme internacional com “O segredo dos teus olhos”, e enquanto esperamos por este lançamento, vamos mostrar algumas curiosidades desta icônica personagem que já tem 60 anos e muitas coisas para nos dizer.

 

Mafalda foi criada para uma campanha publicitária


A empresa Siam de Tella contratou o cartunista Quino para uma campanha de eletrodomésticos, ele teria que criar uma história sobre uma família e seus personagens deviam ter nomes começados com a letra M, mas a campanha nunca chegou a ser divulgada. Após um ano na gaveta, Mafalta foi publicada a primeira tira de Mafalda no semanário Primera Plana, na Argentina.


O nome Mafalda foi inspirado na literatura


Quino começou a procurar um bom nome que começasse com M, para cumprir com o combinado da campanha foi buscar o nome “Mafalda” em um romance do escritor e historiador argentino David Vinas, intitulado “Dar La Cara. Uma das personagens, uma bebé chamada Mafalda.


As tiras da Mafalda, já foram alvo de censura


Quino é um dos cartunistas mais famosos do mundo, e em meio a uma ditadura no século 20 a personagem ganhou fama internacional, virando um símbolo de contestação, em alguns lugares do mundo as capas de suas revistas advertia que Mafalda era um livro para adultos. Já em países latinos que sofriam com a ditadura, Mafalda não chegou a circular e foi proibida a sua venda.


Comments


bottom of page